Dia Mundial das Hepatites: AJPAS promoveu campanha de rastreio

03/08/21
Dia Mundial das Hepatites: AJPAS promoveu campanha de rastreio

No âmbito do Dia Mundial das Hepatites, celebrado a 28 de julho, a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS)  promoveu uma campanha de rastreio à população dos concelhos de Amadora e Sintra nos dias 28, 29 e 30 de junho.

No decorrer da iniciativa foi utilizada uma unidade móvel em algumas artérias dos concelho e em estreita articulação com os respectivos municípios sensibilizando a população em geral para a necessidade inequívoca de rastreio, utilização de material de prevenção e adoção de comportamentos saudáveis.

Foram, também, realizados rastreios em várias casas de trabalhadoras do sexo dos concelhos referidos, devidamente agendados, permitindo deste modo um contacto mais direto com a pessoa rastreada.

"Muitas dúvidas e questões puderam ser esclarecidas ao nível das hepatites com este grupo especifico, bem como sensibilizar para a utilização dos meios de prevenção que lhes estão acessíveis através da AJPAS a titulo gracioso", refere a Dr.ª Paula Ganchinho, diretora técnica de Projetos na Área da Saúde da AJPAS.

Esta ação culminou no dia 30 com a visita do diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, Prof. Doutor Rui Tato Marinho, à sede da AJPAS onde foi apresentado o trabalho desenvolvido pela associação, a equipa e os recursos disponíveis.

A Dr.ª Paula Ganchinho revela que "foi para toda a equipa uma grande honra poder dar as boas vindas ao recentemente notado diretor deste programa, na AJPAS". 

Na reunião realizada, foi feita uma breve apresentação do trabalho da AJPAS nas hepatites quer ao nível dos rastreios quer no apoio ao tratamento, bem como, discutidas as maiores dificuldades, em destaque, o tempo de espera para consulta. 

"A Prevenção começa na Relação e esta assenta na confiança! Queremos que os nossos doentes continuem a poder confiar em nós, e , que o medo de fazer o rastreio por causa do resultado não se torne uma realidade. Gostaríamos que o rastreio fosse a janela de oportunidade para o tratamento atempado", afirma a diretora técnica, passando ainda uma mensagem de confiança ao atual diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais.

A AJPAS para a realização destas atividades contou com o apoio da ABBVIE, dos Rotary Club e dos Laboratórios Germano Sousa.  

 

Partilhar

Publicações