Projeto do Hospital de Vila Franca de Xira vence Prémio Healthcare Excellence
29/06/2016 15:07:58
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Projeto do Hospital de Vila Franca de Xira vence Prémio Healthcare Excellence

O Hospital de Vila Franca de Xira viu o seu projeto “Capacitar para Melhor Cuidar – o cuidador no Projeto Vida Ativa” reconhecido pelo Prémio Healthcare Excellence, no passado dia 27 de junho.

A iniciativa levada a cabo pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a biofarmacêutica AbbVie pretendeu distinguir os três melhores projetos de gestão hospitalar implementados durante o ano de 2015.

O projeto vencedor visa capacitar os cuidadores dos conhecimentos necessários para prestar cuidados adequados no domicílio aos doentes em pós-operatório. A Enf.ª Edite Ferreira explicou que “o projeto tem vindo a ser desenvolvido desde agosto de 2015 na área da cirurgia ortopédica programada e tem por base uma consulta onde os profissionais de saúde identificam as necessidades de formação do cuidador selecionado para prestar apoio ao doente em pós-operatório, dando-lhe indicações práticas de como vestir e despir, como fazer transferências, a marcha e a utilização de dispositivos auxiliares, como utilizar os sanitários, entre outras”.

Paralelamente, o júri atribiu duas menções honrosas. O Hospital Distrital da Figueira da Foz recebeu a Primeira Menção Honrosa pelo “Healthcare Insight, Gestão por objetivos”, uma plataforma que integra a informação das várias ferramentas de gestão do hospital, permitindo uma maior transparência da informação desde o concelho de administração até às equipas operacionais e que dá suporte e acompanha, em tempo real, toda a gestão hospitalar.

Por sua vez, o Centro Hospitalar Lisboa Central foi reconhecido com a Segunda Menção Honrosa pelo projeto “ARPAT – Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências”, uma ferramenta informática que permite gerir os pedidos de transferências, altas, óbitos e emissão de etiquetas, entre as Unidades de Internamento e a Urgência Geral Polivalente e que foi posteriormente alargado às admissões urgentes e programadas, ao pré-registo da cirurgia e à gestão de camas.

A 3.ª edição do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 15 candidaturas, provenientes de hospitais de norte a sul do país: do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (dois projetos), do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro (dois projetos), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães e do Hospital de Vila Franca de Xira (cinco projetos).


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019