Este programa de formação visa proporcionar estágios de três meses a médicos e/ou investigadores clínicos dos PALOP em instituições portuguesas reconhecidas na área cardiovascular.
Segundo o Prof. Doutor José Mesquita Bastos, presidente da SPH, “os estágios podem vir a desenvolver-se em vários domínios, nomeadamente, através da observação da prática clínica para adquirir conhecimento de diagnóstico precoce e tratamentos das doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e demais fatores cardiovasculares; observação de aspetos de educação para a Saúde e prevenção da doença cardiovascular; desenvolvimento de projetos de investigação clínica em parceria com os centros clínicos portugueses anfitriões; entre outras”.
E acrescenta: “A parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian vai permitir à SPH continuar a estender o seu raio de ação, no sentido de ajudar a diminuir o risco cardiovascular junto da população dos PALOP “.
O Programa de Formação Especializada em Doença Cardiovascular dirigido a clínicos dos PALOP pretende dar resposta à maior prevalência de fatores de risco cardiovascular e maior incidência da doença cardio e cerebrovascular, nestes países. Por outro lado, pretende estabelecer laços mais fortes de cooperação e desenvolvimento entre centros clínicos portugueses e dos PALOP.
Segundo a Dr.ª Maria Hermínia Cabral, diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, “o estabelecimento desta parceria vai permitir reforçar a qualificação dos profissionais de saúde dos PALOP numa das áreas clínicas emergentes nestes contextos, criando uma base futura entre clínicos e instituições dos PALOP e Portugal que permita uma resposta mais eficaz às novas necessidades das populações”.
Para consulta do regulamento, aceda aqui.