Hospital de Santo António pioneiro em procedimento inovador para insuficiência cardíaca

13/10/17
Hospital de Santo António pioneiro em procedimento inovador para insuficiência cardíaca

O Hospital de Santo António implantou, no dia 6 de outubro, um eléctrodo ventricular esquerdo quadripolar de fixação ativa, compatível com ressonância magnética. Em comunicado de imprensa, a unidade hospitalar faz saber que este novo procedimento constitui uma alternativa inovadora aos elétrodos existentes, “dando resposta às necessidades de doentes com diferentes anatomias”.

De acordo com a informação divulgada, o Hospital de Santo António torna-se assim o primeiro em Portugal a dispor deste equipamento que, ao apresentar uma nova tecnologia de fixação ativa, permite aos médicos colocar o elétrodo onde querem dentro da veia.

Citado no comunicado, o Dr. Hipólito Reis, líder da equipa que realizou o primeiro implante em Portugal, garante que “este eléctrodo é de fácil manuseio e utilizável em qualquer situação”. O cardiologista acrescenta ainda que o procedimento “possibilita selecionar previamente o local exato onde se pretende estimular o ventrículo esquerdo, bem como aumentar a efetividade da terapia, uma vez que diminui o risco de deslocamento do eléctrodo quer no momento do procedimento, quer pós-implante”.

A União Europeia atribui, recentemente, a marca CE ao eléctrodo que possui uma hélice desenhada para se fixar em veias de diferentes calibres. O eléctrodo tem quatro pólos (tecnologia quadripolar) o que permite aos médicos a flexibilidade necessária para implantar o eléctrodo na localização ideal para estimular o coração.

Partilhar

Publicações