Serviço Nacional de Saúde: Portugal ocupa 14.ª posição no EHCI
30/01/2018 15:31:26
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Serviço Nacional de Saúde: Portugal ocupa 14.ª posição no EHCI

Portugal registou, em 2017, pontuação máxima nos indicadores relativos ao acesso informático e à percentagem de doentes com diabetes diagnosticados. Segundo o Euro Health Consumer Index (EHCI), Portugal situou-se na 14.ª posição entre 35 países, posicionando-se à frente de países como o Reino Unido (15.º) e Espanha (18.º).

Em 2017 foram introduzidos dois novos indicadores, um relativo ao acesso informático do processo clínico do doente e outro à percentagem de doentes com diabetes diagnosticado e controlados. Portugal obteve pontuação máxima em ambos, de acordo com o  Euro Health Consumer Index 2017 Report.

O desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) destacou-se também nos indicadores dos tempos médicos de espera nos serviços de urgência, da cobertura dos cuidados de saúde oral e do número de horas de atividade física no período escolar, indicadores que sofreram uma alteração positiva.

Com esta posição, Portugal mantém-se no mesmo lugar do ano passado, sendo a grande vencedora deste ano a Holanda. O EHCI é uma classificação anual dos sistemas de saúde nacionais da Europa, compilado a partir de estatísticas públicas e de uma investigação independente, com base nos resultados de um conjunto dos indicadores relativos aos direitos e informação dos doentes, à acessibilidade, aos resultados, à diversidade e abrangência dos serviços prestados e à prevenção e produtos farmacêuticos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019