Hospital Santa Maria realizou mil transplantes renais desde 1989
02/02/2018 16:43:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Hospital Santa Maria realizou mil transplantes renais desde 1989

Passados 28 anos de serviço, o Hospital de Santa Maria (HSM), inserido no Centro Hospitalar Lisboa-Norte (CHLN) realizou, esta semana, o seu milésimo transplante renal. Em 2017, foram realizados 65 transplantes renais no HSM, o que significa um crescimento de cerca de 50% relativamente aos anos anteriores.

Em comunicado, o Dr. José Guerra, coordenador da unidade de transplantação explica que os mil transplantes "têm um significado muito particular", que correspondem a um percurso iniciado em 1989 no HSM. "Atingimos este número, que outras unidades já atingiram, depois de muitos anos de trabalho, depois de uma curva de aprendizagem, em que fomos aumentando o número de transplantes. É um número com uma carga muito particular e serve para marcar e refletir sobre o que já fizemos e vamos continuar a fazer", afirmou.

O coordenador da unidade de transplantação reconhece que o progressivo aumento de transplantes, transversal ao país, é consequência do aumento das colheitas e também "da logística cada vez mais adequada" dos serviços desta área.

No Hospital de Santa Maria, o serviço de transplantação de adultos integra desde 1995 a área pediátrica. O trabalho dos médicos é feito em conjunto e o próprio bloco onde as crianças são transplantadas é comum ao dos adultos.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019