Terminam hoje as candidaturas para o Prémio João Lobo Antunes
30/04/2018 16:14:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Terminam hoje as candidaturas para o Prémio João Lobo Antunes

As inscrições para a segunda edição do Prémio João Lobo Antunes terminam hoje, 30 de abril. A distinção resulta de uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com início em 2017, que procura promover o reconhecimento da excelência e do humanismo do médico, neurocirurgião e cientista que lhe dá o nome, considerado uma das figuras mais marcantes da saúde, ciência e investigação biomédica em Portugal.

 

O prémio, atribuído anualmente, tem um valor total de 40 mil euros, destinado a licenciados em medicina em regime de internato médico. O projeto tem como principal objetivo estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências, tendo como princípio a forma como o Prof. Doutor João Lobo Antunes encarava a humanização do ato médico.

Para além deste prémio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem vindo a desenvolver, desde 2013, outras iniciativas para desenvolver a investigação em Neurociência, tendo como lema “Investigação por Boas Causas”. Esse ano assinalou a primeira vez em que foram atribuídos dois prémios, no valor de 200 mil euros cada. O primeiro, Prémio Mantero Belard, diz respeito aos avanços no tratamento de doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento. Por sua vez, o segundo, Prémio Melo e Castro, refere-se à recuperação e tratamento de lesões vertebromedulares.

No âmbito da investigação e do desenvolvimento, a instituição solidária tem desenvolvido diferentes projetos, nos quais estão incluídos o Programa de Apoio e Projetos de Investigação Científica em Esclerose Amiotrófica e o Programa de Apoio à Investigação Científica.

O Prof. Doutor João Lobo Antunes morreu em outubro de 2016, aos 72 anos de idade.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019