De acordo com o especialista, a campanha assenta em dois pilares. A iniciativa pretende "consciencializar as pessoas para a prevenção da doença coronária", através da adoção de um estilo de vida saudável, e alertar a população para o facto de, apesar de no verão se verificar um menor número de enfartes, eles continuarem a ocorrer. Neste sentido, o presidente da APIC destaca a importância de os utentes estarem atentos aos sintomas do enfarte, de forma a serem tratados em "tempo útil".
Mais de 50% dos doentes que sofrem de um enfarte continuam a fumar e cerca de 30% dos utentes permanecem com o colesterol, a hipertensão e diabetes sem estar controlados. Foi com base nestes números que surgiu a necessidade de desenvolver uma campanha como esta, centrada no doente. Por isso, o Dr. João Brum da Silveira considera fundamental que "os doentes se capacitem que são eles que têm de mudar o seu estilo de vida" e adotar formas de vida pró ativas, de forma a viverem durante um período mais longo e com uma melhor qualidade de vida.
Para o presidente da APIC as autoridades deveriam, por isso, apostar mais em campanhas de prevenção, uma vez que a mudança do estilo de vida dos doentes não é possível apenas com consultas frequentes com os profissionais de saúde.