"Pouco ou nada nos leva a acreditar na real existência do cinto de castidade no período medieval", diz o Dr. João Neto, diretor do Museu da Farmácia. "No entanto, nos séculos XVII e XVIII, já existem referências ao seu uso, como método contra a violação em período de guerra ou revoluções".
Partindo do cinto de castidade, esta conversa vai abordar os mitos relativos à sexualidade e a forma como estes fazem parte da História do Homem e da sua relação com o mundo. "Os mitos são construções que tentam levar a uma compreensão de acontecimentos e histórias a eles agregadas. Moldam determinadas perspetivas globais ou pessoais que temos do passado, servindo por vezes de modelo para agir do presente", afirma o Dr- João Neto.
Participam nesta conversa a Dr.ª Cristina Barbosa, médica ginecologista e obstetra, Dr.ª Carla Coelho, juíza, Dr.ª Gabriela Moita, psicóloga clínica, psicoterapeuta e sexóloga, Dr. José Salles, historiador na área da mitologia e sexualidade e a Dr.ª Maria Joana Almeida, psicóloga clínica, terapeuta sexual e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, que fará a moderação.
O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada pelo Dr. João Neto e a Dr.ª Isabel Pires, responsável dos Serviços Educativos da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health.