Save the date: 14.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global
19/11/2019 16:44:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Save the date: 14.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global

Sob a organização da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), o 14.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global (RCVG) volta a reunir especialistas de saúde, nacionais e internacionais, de 6 a 9 de fevereiro de 2020, no Hotel Tivoli Marina Vilamoura, no Algarve.

“A hipertensão arterial é o maior fator de risco para morte cardiovascular não só em Portugal como no resto do mundo, mas também um dos maiores fatores modificáveis de mortalidade cardiovascular”, relembra o Dr. Vítor Paixão Dias, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

A 14.ª edição deste congresso permitirá “reunir especialistas nacionais e internacionais – um número recorde em 2020 -, que partilharão a sua experiência científica em busca de alargar os mais recentes avanços sobre o tema da Hipertensão e do risco vascular”.

Segundo o Prof. Doutor Luís Bronze, presidente da Comissão Organizadora, os desafios encontrados por esta comissão “são a manutenção do sucesso dos congressos anteriores e a criação de um programa inovador, aberto às múltiplas especialidades que se interessam pela hipertensão e pelo risco vascular. Deste modo, mantém-se a organização dividida entre cursos de formação, conferências, mesas-redondas e simpósios com sociedades irmãs da SPH, especialmente do Brasil, dos países lusófonos e da Hungria, bem como sessões com a Sociedade Europeia de Hipertensão e com as sociedades científicas portuguesas direta ou indiretamente dedicadas à doença cardiovascular”.

Estão previstas temáticas como a “etnicidade, doença renal e a insuficiência cardíaca, no contexto de doença hipertensiva, a hipertensão arterial na gravidez, na criança e no adolescente, bem como aspetos menos conhecidos da relação entre a doença oncológica e a hipertensão arterial. Áreas do risco cardiovascular como a diabetes mellitus e a dislipidemia, ambas com novas recomendações, serão alvo de destaque, assim como a fibrilhação auricular”.

De salientar que em 2020, “os internos que sejam primeiros autores de trabalhos aceites para apresentação terão o alojamento suportado pela organização, durante a totalidade do evento”, frisa o presidente da Comissão Organizadora.

Nos quatro dias é esperada a participação de mais de 500 especialistas que diariamente lidam com a hipertensão e o RCVG como a Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Nefrologia, Cardiologia e Endocrinologia.

De destacar a sessão conjunta com sociedades científicas, no dia 7, às 10h30, onde se abordará o papel das sociedades científicas na Medicina do futuro, bem como a Sessão SPH/ESH (European Society of Hypertension), no dia 8, às 9h00, moderada pelo Dr. Vítor Paixão Dias e o Dr. Jorge Polónia, subordinada ao tema The Cardiorenal Continuum e mais tarde, no mesmo dia, o Simpósio Luso-Húngaro. A conferência de encerramento é dedicada ao tema “Medicina personalizada e o risco cardiovascular – Conflito ou complementaridade“ no dia 9 de fevereiro.

A data limite de submissão de resumos é 15 de dezembro de 2019.

O programa provisório do Congresso pode ser consultado aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019