1.ª edição do prémio de investigação científica Dr.ª Maria Lutegarda anuncia vencedora
25/11/2019 15:07:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
1.ª edição do prémio de investigação científica Dr.ª Maria Lutegarda anuncia vencedora

A entrega do prémio de investigação científica na área da reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda, que procura a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade, terá lugar no próximo dia 14 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. O prémio representa uma ode à Dr.ª Maria Lutegarda, devido ao trabalho que desenvolveu na área da inclusão e às causas que abraçou.

 

Desde dezembro de 2018 que foram avaliados 14 projetos de investigação, por um corpo de jurados composto pelos Professores Drs. Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona, António Martins, da Universidade Católica, e Domingos Rasteiro, do Instituto Piaget, entre outros. A distinção foi atribuída a Maria Cristina Marques Ferreira Simões, com o projeto “A qualidade de vida de crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental: contributo para a educação inclusiva”.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos trabalhos da Dr.ª Lúcia Maria Neto Canha, com “Transição para a vida adulta no contexto da deficiência, estudo das variáveis pessoais e sociais associadas a um processo de sucesso e desenvolvimento de um modelo de intervenção inclusivo” e da Dr.ª Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos, autora de "A investigação-ação no campo da dificuldade intelectual e desenvolvimental".

Tendo como principal objetivo a mobilização da comunidade académica para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação sobre a reabilitação de pessoas com deficiência, o prémio Dr.ª Maria Lutegarda tem uma periodicidade bienal, atribuindo um primeiro prémio no montante de oito mil euros, e ainda mil e quinhentos euros a duas menções honrosas.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019