Infarmed revela que o acesso a novos medicamentos no SNS aumentou

06/12/19
Infarmed revela que o acesso a novos medicamentos no SNS aumentou

Em nota publicada no passado dia 2 de dezembro, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) revelou que o acesso a novos medicamentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou de modo significativo, com a introdução de mais de 150 novos medicamentos entre 2016 e 2018.

 

O comunicado refere ainda que até ao final do passado mês de outubro, a entidade concluiu a avaliação de 384 processos de medicamentos financiados pelo SNS, destacando a introdução de 65 novos medicamentos no sistema terapêutico português. A maior parte dos medicamentos são de uso hospitalar, tendo em vista o tratamento de doenças oncológicas, anti-infeciosos e doenças cardiovasculares. Foram ainda concluídos 11 processos de medicamentos biossimilares em 2019.

A entidade destaca ainda um aumento significativo na conclusão de Novas DCIi/Novas Indicações Terapêuticas comparativamente ao período homólogo, para 104 em 2019. Também já estão disponíveis no mercado 179 novos medicamentos genéricos e 87 novas moléculas.

 

Partilhar

Publicações