Presidente e assessor da direção da APDP eleitos membros da direção da Federação Internacional da Diabetes
09/12/2019 16:11:50
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Presidente e assessor da direção da APDP eleitos membros da direção da Federação Internacional da Diabetes

O Dr. José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), foi eleito como membro do Board of Directors da International Diabetes Federation Europe (IDF), ao passo que ao Prof. Doutor João Nabais, assessor da direção da APDP, foi concedido o cargo de vice-presidente da IDF. As nomeações foram feitas durante o congresso internacional da instituição, que teve lugar entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Coreia do Sul.

 

“Para a APDP é um orgulho reforçar a presença neste importante órgão que junta mais de 230 associações nacionais de diabetes de 170 países e territórios, pois enquanto associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo, sentimos que temos um contributo muito importante a aportar para a IDF”, refere o Dr. José Manuel Boavida.

A IDF é a maior instituição a nível mundial que junta pessoas com diabetes e profissionais de saúde, com o intuito de promover os cuidados, prevenção e cura da diabetes, colaborando de perto com organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estima-se que cerca de 13,3% da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos seja afetada pela diabetes, sendo que 44% desconhece ter a doença. A diabetes é diagnosticada diariamente em 200 mil portugueses, estimando-se que afete mais de um milhão de pessoas, ao passo que a chamada “pré-diabetes” afetará cerca de dois milhões.

Portugal foi destacado no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da patologia, sendo que o seu tratamento e o das suas complicações representam cerca de 10% da despesa em saúde, o que corresponde a 1% do PIB nacional.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019