NOVA Medical School recebe exposição dos 25 anos da Fundação BIAL
09/12/2019 16:35:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
NOVA Medical School recebe exposição dos 25 anos da Fundação BIAL

Os 25 anos da Fundação BIAL são marcados com uma exposição itinerante, aberta ao público entre os dias 9 e 20 de dezembro, na NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa. A sua inauguração decorre amanhã, dia 9 de dezembro, contando com a presença do Dr. Luís Portela, presidente da instituição, do Prof. Doutor Daniel Bessa, curador da exposição e administrador da fundação, bem como do Prof. Doutor Jaime Branco, diretor da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.

 

A exposição conta-nos os 25 anos da Fundação BIAL, que aparenta ter sido a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas, traçando a sua história não só com a investigação científica em Portugal, mas também no mundo. A instituição dedica-se principalmente à atribuição de prémios, realização de concursos de apoio financeiro a projetos científicos e aos simpósios “Aquém e Além do Cérebro”.

São 692 os trabalhos de investigação científica financiados pela Fundação BIAL, envolvendo cerca de 1.500 investigadores de 25 países. O Reino Unido é o país com mais projetos apoiados (202), seguindo-se Portugal (163) e os EUA (111).

No que diz respeito ao Prémio BIAL de Medicina Clínica, foram recebidas até ao momento 672 candidaturas de cerca de 1.700 médicos, cientistas e investigadores de 20 países, sendo distinguidos 276 investigadores, autores das 102 obras premiadas sobre algumas das patologias com maior impacto na saúde e na sociedade. São estas a diabetes, cancro, Alzheimer, doenças cardiovasculares e reumáticas, entre outras.

Até ao final do próximo ano, a exposição vai passar por todas as faculdades de medicina portuguesas, bem como algumas instituições europeias e norte-americanas.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019