Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira assume presidência da SPAIC
Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira assume presidência da SPAIC

A tomada de posse da nova direção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para o mandato de 2020-2022 teve lugar no passado dia 14 de dezembro, na sede da organização. Entre sócios e especialistas da Imunoalergologia, a Dr.ª Elisa Pedro, presidente cessante, passou o testemunho ao novo presidente, o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira. Veja as entrevistas.

 

Em conversa com a News Farma, o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, novo presidente da SPAIC, secretário-geral da Sociedade no mandato anterior e alergologista, afirmou que a organização terá o futuro que os sócios assim decidirem, mas que lhe parece bastante risonho: “cada vez mais a patologia alérgica tem merecido a atenção dos media e das pessoas, e cada vez mais o papel do alergologista na gestão desta patologia, que afeta toda a família, é, de facto, reconhecido”.

“A Sociedade, que tem no fundo o papel de estimular a participação dos sócios, o crescimento dos sócios, o conhecimento da Alergologia e das suas várias vertentes, parece-me que terá um futuro muito brilhante”, acrescenta. O responsável adiantou que tem diversas perspetivas de colaborações com outras Sociedades, quer internacionais, quer nacionais, de outras especialidades e de Alergologia.

Quanto ao futuro da especialidade, o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira refere que ainda se pode fazer muito, realçando “o aumento do número de alergologistas e a sua cobertura maior por toda a extensão do território nacional para garantir às populações um bom acesso à Alergologia”.

 

 

Dr.ª Elisa Pedro, presidente cessante, destaca a Reunião da Academia Europeia como melhor momento

Para a presidente cessante, a Dr.ª Elisa Pedro, um dos momentos a destacar e que “vai ficar para a história” é a Reunião da Academia Europeia, em Lisboa, em junho de 2019: “tive a sorte de estar à frente da SPAIC neste ano, e foi um orgulho para todos nós”, salienta.

No que toca ao eixo que norteou o seu mandato, a responsável refere que foi a sua presença na direção anterior que a auxiliou: “estive na direção anterior com o Prof. Doutor Luís Delgado, e, portanto, as direções traçam caminhos que se vão seguindo e vão sendo transversais de direção para direção, assim como agora também há projetos que vão continuar”, revela.

Quanto ao panorama na especialidade, a presidente cessante afirma que “neste momento em termos de número de médicos não estamos mal, continuamos mal porque em alguns hospitais não são abertos concursos, nem quadros ou vagas, mas estamos a crescer”.

Para o crescimento da SPAIC, a Dr.ª Elisa Pedro realça a proximidade com os media e a população em geral, fazendo uso de ferramentas do mundo digital, como as redes sociais.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019