APCL lança “manual de instruções” para doenças hemato-oncológicas
20/12/2019 14:44:19
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APCL lança “manual de instruções” para doenças hemato-oncológicas

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lançou o “Manual do Doente Hemato-Oncológico”, cujo objetivo é ajudar doentes, profissionais de saúde e cuidadores a lidar e a compreender os cancros do sangue, que precisam geralmente de tratamentos longos e agressivos.

 

“Apesar dos claros avanços realizados na área da hemato-oncologia nos últimos anos, é nas coisas mais simples que surgem as principais dúvidas. A APCL é muito procurada pelos doentes que procuram ajuda e esclarecimentos dos mais variados âmbitos, pelo que criámos este manual para responder a essas mesmas questões. Este livro tem também como objetivo ajudar doentes e cuidadores a protegerem-se dos mais variados perigos a que estas pessoas estão sujeitas todos os dias”, esclarece o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL.

O manual está dividido em quatro partes, abordando desde conceitos gerais das doenças, tratamentos e sintomas, à sua prevenção e como ter qualidade de vida através da alimentação. O impacto das doenças hemato-oncológicas na vida sexual também está incluído no documento, bem como um capítulo sobre a legislação e os direitos e deveres do doente e do cuidador.

“Este manual é mais uma das iniciativas da APCL no cumprimento da sua missão de ajudar e aumentar a literacia dos doentes para as doenças hemato-oncológicas. Esperamos que este manual possa servir de base às muitas famílias que passam por situações como estas e que ajude na mais rápida recuperação dos doentes”, conclui o responsável.

O “Manual do Doente Hemato-Oncológico” vai estar disponível na sede da APCL, podendo também ser solicitado através do email geral@apcl.pt.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019