Medtronic recebe aprovação CE para neuroestimulador Percept PC
10/01/2020 16:04:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Medtronic recebe aprovação CE para neuroestimulador Percept PC

A empresa de tecnologia médica Medtronic anunciou a aprovação da marcação CE (Conformidade Europeia) do neuroestimulador Percept PC, o único sistema de estimulação cerebral profunda (DBS) com tecnologia BrainSense a ser lançado na Europa. Este dispositivo pode detetar e registar a atividade cerebral enquanto administra a terapia em doentes com distúrbios neurológicos, como é o caso da doença de Parkinson.

 

“Está provado que a DBS melhora significativamente a função motora em pessoas com doença de Parkinson quando comparada ao tratamento apenas com medicação. No entanto, com os sistemas atualmente disponíveis, os médicos precisam tomar decisões terapêuticas principalmente com base em avaliações clínicas e informações relatadas pelos doentes”, afirma a Prof. Doutora Andrea Kühn, diretora do serviço de Doenças do Movimento e Neuromodulação no Charité University Hospital, em Berlim.

Para além do tratamento de sintomas associados à doença de Parkinson, o neuroestimulador Percept PC está aprovado na Europa para o tratamento de epilepsia e perturbação obsessiva-compulsiva (POC).

A tecnologia BrainSense permite aos médicos monitorizar sinais cerebrais específicos e correlacioná-los com eventos registados pelo doente, tais como sintomas ou efeitos secundários associados à doença e à medicação, o que possibilita um tratamento personalizado e mais centrado nos registos cerebrais do doente.

"O Percept PC com tecnologia BrainSense é uma inovação disruptiva. Os doentes e os profissionais de saúde terão dados objetivos de sinais cerebrais específicos do doente, incluindo aqueles que são registados no dia-a-dia fora do contexto hospitalar. Com esta tecnologia, os médicos podem ajustar de forma mais precisa, e com base nos dados da atividade neuronal, a terapia às necessidades individuais de cada doente”, acrescenta a responsável.

Este sistema é também o único que permite a realização de exames de ressonância magnética de corpo inteiro com compatibilidade para RM em condições específicas de 3T e 1,5T, com o neuroestimulador ligado, permitindo aos doentes o acesso a imagens médicas modernas.

“Com o dispositivo Percept PC com tecnologia BrainSense, a Medtronic está a reinventar verdadeiramente a terapia DBS, impulsionando-a para uma nova fronteira e capacitando os clínicos com as novas opções para trazer o futuro da DBS para os doentes de hoje. Os médicos podem avaliar diretamente os sinais cerebrais dos doentes para informar e disponibilizar tratamento personalizado a cada um”, explica o Dr. Mike Daly, vice-president and general manager de Neuromodulação, parte do Restorative Therapies Group da Medtronic.

O responsável defende que os doentes devem desempenhar um papel ativo na sua terapia e que, com esta tecnologia, “os médicos podem oferecer um tratamento personalizado e suportado por dados objetivos que responda melhor às necessidades dos doentes de hoje, agora e no futuro”, conclui.

O sistema estará disponível em Portugal a partir do dia 17 de janeiro.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019