SPPCV anuncia sessão sobre espondilolistese lombar
14/01/2020 15:05:09
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPPCV anuncia sessão sobre espondilolistese lombar

A segunda reunião do Programa de Educação e Atualização em Patologia da Coluna, promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV), decorrerá no próximo dia 25 de janeiro. Focando-se na espondilolistese lombar, a sessão terá lugar no Dom Gonçalo Hotel & SPA, em Fátima.

 

Esta formação permite “a partilha de conhecimento científico entre especialistas da área da coluna, realçando o estado da arte e discutindo controvérsias e casos clínicos” entre profissionais de saúde, como refere o Dr. Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da iniciativa.

Entre os temas a abordar encontram-se a "Fisiopatologia e História natural", a "Fusão lombar na espondilolistese- Quando e como?", "Espondilolistese de alto grau", entre outros.

Sendo uma patologia comum no que toca as causas da dor lombar, a espondilolistese ocorre quando se dá o deslizamento de uma vertebra em relação à outra. É especialmente comum em adolescentes que praticam desportos que exigem grande extensão da coluna, bem como em idosos, resultado do desgaste as articulações da coluna.

O Programa de Educação e Atualização em Patologia de Coluna contará com mais duas reuniões, a acontecer este ano. Uma será sobre o trauma cervical C1-C2, com data marcada para o dia 4 de abril, ao passo que a segunda abordará a espondilodiscite, no dia 12 de dezembro.

Pode consultar o programa na íntegra nesta ligação.

Para mais informações consulte a página da instituição.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019