Hospital Lusíadas Lisboa prepara crianças para chegada dos irmãos recém-nascidos
17/02/2020 15:31:00
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Hospital Lusíadas Lisboa prepara crianças para chegada dos irmãos recém-nascidos

 Todos os irmãos mais velhos vão agora poder conhecer antecipadamente o percurso da mãe, desde que entra no Hospital Lusíadas Lisboa, até ao momento em que se encontra com o novo membro da família. O projeto da entidade inclui uma visita centrada no papel do irmão mais velho e uma componente prática de preparação para a chegada do bebé, tendo como objetivo a redução da ansiedade dos pais.

 

“Reduzir a ansiedade dos pais que já têm um ou mais filhos e incluir os irmãos mais velhos no importante momento que se avizinha para toda a família foi o ponto de partida para este projeto inovador. Com esta iniciativa, vamos tranquilizar os futuros pais e envolver as crianças no processo que antecede a chegada do irmão mais novo, preparando-os para o desafio que é ter um recém-nascido em casa. O projeto já arrancou com uma primeira sessão, que contou com a participação de 12 crianças, e foi um sucesso”, revela o Enf. Bruno Matos, enfermeiro diretor do Hospital Lusíadas Lisboa.

A visita, com periocidade mensal, inclui a passagem pelo bloco de partos e pelo internamento de Obstetrícia. Para além de dar a conhecer aos pais e crianças o espaço físico e algumas rotinas da Maternidade, são também utilizados bonecos da preparação para o parto para ensinar a mudar a fralda, a vestir e despir o bebé, a dar colo, entre outras atividades. No final, todas as crianças serão galardoadas com um diploma que lhes confere a aptidão para exercer o papel de irmão mais velho.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019