Eutanásia: farmacêuticos querem mais debate sobre projetos de lei
20/02/2020 14:49:14
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Eutanásia: farmacêuticos querem mais debate sobre projetos de lei

A Assembleia da República delibera hoje, dia 20 de fevereiro, os cinco projetos de lei que versam a morte medicamente assistida, apresentados pelos Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN), Partido Ecologista “Os Verdes” e Iniciativa Liberal (IL). Neste sentido, a Ordem dos Farmacêuticos apela a um maior debate para uma melhor compreensão dos projetos de lei por parte da sociedade portuguesa.

 

Em 2017, o Conselho Nacional de Éticas para as Ciências da Vida (CNECV) realizou onze debates nacionais, de norte a sul do país, convocando a sociedade para esta discussão, com a presença de políticos, filósofos, constitucionalistas, profissionais de saúde, representantes de pessoas que vivem com doença, entre outros especialistas. No entanto, deu-se o parecer negativo às cinco iniciativas legislativas a debate na Assembleia da República, começa por dizer a entidade.

A Ordem dos Farmacêuticos adianta que teve também a oportunidade de participar nestas discussões promovidas pelo CNECV, particularmente focadas numa posição de princípio sobre a prática de eutanásia no nosso país. De acordo com a instituição, as iniciativas legislativas devem estar melhor fundamentas para que se torne mais fácil para a sociedade a compreensão dos projetos de lei e suas diferenças.

"Apesar das legítimas convicções individuais, também o debate no seio da profissão farmacêutica, enquanto profissionais de saúde muitas vezes envolvidos na prestação de Cuidados Paliativos, carece de maior profundidade, particularmente sobre as propostas de diplomas e um eventual referendo aos portugueses sobre esta matéria", conclui a Ordem dos Farmacêuticos.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019