Prémio Augusta Pinheiro distingue investigadoras da ESEP
21/02/2020 14:28:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prémio Augusta Pinheiro distingue investigadoras da ESEP

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE) e a empresa B. Braun acabam de atribuir o “Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação 2020” às enfermeiras Brizida Manuela Barbosa Pereira, Sílvia Maria Moreira Queirós e Maria Alice Correia de Brito. O prémio tem como objetivo contribuir para a dinamização da investigação em Estomaterapia e a promoção da qualidade de vida da pessoa com ostomia.

 

As investigadoras foram distinguidas com o trabalho “Validação do formulário de avaliação do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação”, realizado no âmbito do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e aplicado em três hospitais do norte do país.

“A utilização de um formulário para a avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação permite uma recolha de dados mais completa, sistemática e rigorosa, facilitando a identificação das necessidades em cuidados de Enfermagem da pessoa, bem como das intervenções a implementar face às necessidades identificadas. Além disso, contribui para uma melhoria na partilha de informação entre recursos hospitalares e comunitários”, esclarecem as investigadoras.

As estudiosas acrescentam ainda que o seu objetivo passou pela validação formulário, traduzindo-se num estudo quantitativo e metodológico: “A amostra foi constituída por 195 indivíduos portadores de traqueostomia ou que aguardavam a sua confeção. O instrumento demonstrou um grau elevado de fidelidade, validade e sensibilidade clínica. Mostrou ser uma ferramenta eficaz na colheita de dados, facilitando a conceção de cuidados de Enfermagem, nomeadamente no que diz respeito ao diagnóstico e intervenções a serem implementadas”, concluem.

A atribuição do “Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação 2020” foi feita no Congresso Nacional de Estomaterapia 2020, que decorreu entre os dias 14 e 15 de fevereiro, na Figueira da Foz, subordinado ao tema “Transição segura da pessoa com ostomia”.

Criado em 2017 pela APECE e pela B. Braun, o prémio distingue o melhor trabalho de investigação clínica para a área de Estomaterapia, ao qual é atribuído um montante de dois mil euros.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019