Curso de Introdução à Endoscopia Linear: Hands-On com Simulador decorre na sexta-feira
26/02/2020 15:37:59
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Curso de Introdução à Endoscopia Linear: Hands-On com Simulador decorre na sexta-feira

 O Curso de Introdução à Endoscopia Linear: Hands-On com Simulador, organizado pelo Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia (GRUPUGE) da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), realiza-se já no próxima sexta-feira, dia 28 fevereiro, no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João/Centro de Treino WGO, no Porto.

 

Segundo o presidente do GRUPUGE, o Dr. Miguel Bispo, a ecoendoscopia "tem um papel relevante na prática clínica, com um número crescente de aplicações em Gastrenterologia e Oncologia Clínica", uma vez que permite "a avaliação detalhada da estrutura da parede digestiva, mas também de órgãos vizinhos (como o pâncreas, vias biliares, gânglios abdominais e mediastínicos), a ecoendoscopia adquiriu um papel crescente no estadiamento de neoplasias do tubo digestivo e na abordagem da patologia bilio-pancreática".

Neste sentido, o GRUPUGE organiza há dois anos este curso anual eminentemente prático, centrado no treino hands-on com simulador, de iniciação à ecoendoscopia. O treino em ecoendoscopia digestiva passa pelo reconhecimento de novas referências anatómicas e pela avaliação sistemática de várias estruturas por “estações”, sendo muito facilitado pela utilização de simuladores de endoscopia.

"Introdução à ecoendoscopia: equipamento e aplicações clínicas", "Ecoendoscopia linear: avaliação através do duodeno" e "Ecoendoscopia do pâncreas e vias biliares: anatomia e principais patologias" são alguns dos temas contemplados no programa científico, que pode consultar através desta ligação.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019