CPC 2020 introduz novidades tecnológicas para a prática clínica
27/02/2020 16:53:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
CPC 2020 introduz novidades tecnológicas para a prática clínica

O Congresso Português de Cardiologia 2020 (CPC 2020) regressa a Vilamoura, mais precisamente ao Centro de Congressos do Algarve, entre os dias 25 e 27 de abril. A edição 2020 da reunião magna da Cardiologia decorre sob o mote "Agir, Partilhar, Evoluir", contando com novas iniciativas no decorrer do evento.

 

O uso de plataformas de simulação baseadas na tecnologia tem-se tornado cada vez mais importante na formação médica, como forma de estimular a aprendizagem e o pensamento crítico e de reduzir o erro. Nesse sentido, o CPC 2020 introduz duas novas atividades, entre as quais o Virtual Patient Challenge. Trata-se de uma competição de casos clínicos interativos, baseados na plataforma Body Interact. De origem portuguesa, a plataforma já foi distinguida com prémios internacionais de grande relevo, permitindo uma competição de resolução de casos clínicos cardiológicos complexos, por equipas, com um sistema de pontuação padronizado. Os vencedores serão distinguidos com a atribuição de uma inscrição no próximo congresso da European Society of Cardiology (ESC).

A segunda iniciativa é a realização de sessões de realidade aumentada, baseadas na plataforma de simulação Vimedix. As sessões são promovidas pela MedsimLab, empresa lusa com impacto reconhecido globalmente. A plataforma combina simuladores de ecocardiografia com tecnologia de óculos 3D e modulação de realidade virtual, permitindo a visualização da estrutura e função cardíaca de uma forma inovadora, livre de planos padronizados e assunções geométricas.

As inscrições para as iniciativas abrirão em breve.

“Congenital heart team: frontiers in the management of congenital heart disease patients”, “Heart disease in Women” e “Papel da Imagem cardíaca na prática clínica atual: o que há de novo?” são alguns dos temas contemplados no programa científico, que pode consultar aqui.

Encontre todas as informações nesta ligação.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019