Reunião APFH cancelada devido "às situações de doença ocorridas na Europa"
04/03/2020 15:52:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Reunião APFH cancelada devido "às situações de doença ocorridas na Europa"

A Reunião da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) deste ano está subordinada ao tema “Atualizações em Cardiologia e Neurologia”. Tendo data prevista para os dias 13 e 14 de março, no Hotel Vila Galé Coimbra, o evento foi cancelado devido "às situações de doença ocorridas na Europa". O anúncio foi feito hoje, dia 5 de março.

 

"Atendendo aos diversos comunicados, orientações, informações e recomendações baseadas em evidências, emitidos por diferentes organismos, entre eles a Ordem dos Médicos, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e Direção-Geral da Saúde (DGS),  e tendo também em conta o nível de risco para a saúde pública e a possível necessidade dos profissionais estarem disponíveis nos seus locais de trabalho, a APFH toma agora a difícil decisão de cancelar a Reunião APFH Atualizações em Cardiologia e Neurologia, que tinha agendada para os dias 13 e 14 de março de 2020", pode ler-se no comunicado da entidade.

A APFH cita ainda as recomendações da OMS quanto à prevenção ao vírus covid-19, referindo que a sua mensagem é “as nossas ações determinam o curso do surto no nosso país”.

Lamentando a decisão, a entidade assegura que o agendamento da reunião será realizado conforme a evolução do surto de covid-19.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Detetado em dezembro na China, o surto de covid-19 pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocando mais de três mil mortos e infetando quase 95 mil pessoas em 81 países, incluindo nove em Portugal. De notar que das pessoas infetadas, cerca de 45 mil já recuperaram.

 

Atualizações em Cardiologia e Neurologia no centro do debate da Reunião APFH

“Considerando o sucesso das anteriores reuniões temáticas organizadas pela APFH e estando a ciência em constante evolução, a atualização de conhecimentos deve ser o lema para o farmacêutico hospitalar, que, como membro de uma equipa multidisciplinar, deverá com o seu saber, contribuir ativamente para o estabelecimento de planos terapêuticos eficazes, seguros e efetivos, em prol da qualidade de vida do doente”, pode ler-se na nota de boas vindas da Dr.ª Maria Helena Catarino, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Com o intuito de promover a inclusão de “todos os colegas que trabalham direta ou indiretamente com a área de Cardiologia e Neurologia”, a reunião assume-se como um local propício à troca de experiências entre profissionais de saúde para o desenvolvimento das especialidades na Farmácia Hospitalar.

Entre os temas em discussão, a presidente destaca “as diferentes perspetivas e abordagens relativamente à insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, défice cognitivo vascular, doenças neurodegenerativas do sistema nervoso central, enxaqueca, terapias emergentes nas diferentes áreas, Neuropsiquiatria, e ainda a adesão à terapêutica, tema tão importante para a segurança e eficácia do tratamento”.

Consulte aqui o programa na íntegra.

Para mais informações consulte a página do evento.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019