Neste escape room a missão é resolver casos clínicos

04/03/20
Neste escape room a missão é resolver casos clínicos

O conceito de escape rooms tem conquistado uma legião de fãs em todo o mundo, sendo agora aplicado à formação médica. Desenhado pela UpHill e Nobox, duas startups portuguesas dedicadas ao desenvolvimento de metodologias e software para assegurar a qualidade dos cuidados de saúde, o Hospital Getaway - Clinical Escape Game é um jogo que desafia médicos a resolver casos clínicos em equipa.

 

O jogo desenrola-se no “Hospital da Penha”, o laboratório de inovação em formação médica da Nobox e da UpHill que simula a rotina de um médico em contexto hospitalar, incluindo todas as tarefas que faria na presença de um doente. Através do software desenvolvido pela UpHill, os participantes podem aceder ao historial clínico do doente, pedir exames, analisar os resultados, prescrever fármacos, entre outras ações. Em cada sessão, um grupo de até cinco médicos terá de garantir os melhores cuidados clínicos, enquanto enfrenta os constrangimentos da área da saúde. Para “escapar” do jogo, precisa de tomar as decisões mais corretas, com base na evidência científica mais atual.

“A UpHill nasceu para desenvolver software que facilita a aquisição de conhecimentos e competências pelos profissionais de saúde. Aquilo que ambicionamos é trazer a atualização científica de forma rápida, intuitiva e simplificada para os hospitais”, esclarece o Dr. Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.

“Nesta ação, juntámo-nos à Nobox para desenvolver um novo conceito de treino médico, que, de uma forma lúdica, contribuiu para promover o trabalho em equipa, mas também as competências clínicas dos participantes”, acrescenta.

No Hospital Getaway - Clinical Escape Game, as soluções tecnológicas da UpHill juntam-se ao conhecimento da Nobox em experiências formativas imersivas, que procuram trabalhar competências comportamentais aplicadas às equipas de saúde. O objetivo é melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos profissionais e dos doentes.

“Tal como no dia a dia, além do conhecimento clínico, será essencial uma grande dose de comunicação, trabalho de equipa e confiança entre os participantes para conseguirem garantir cuidados de excelência e sair a tempo deste “hospital”. Esperemos que neste caso não sejam precisas horas extraordinárias”, salienta o Dr. Diogo Silva, cofundador da Nobox.

O Hospital Getaway - Clinical Escape Game foi pensado para ser adaptável a várias necessidades de aprendizagem, clínica e não clínica, aos objetivos das organizações e das equipas. O conceito pode também ser transplantado para eventos, congressos ou para as próprias organizações de saúde.

Saiba mais aqui.

Partilhar

Publicações