“A audição é um bem que é preciso estimar e preservar”
06/03/2020 12:05:18
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“A audição é um bem que é preciso estimar e preservar”

“Chamar a atenção para a importância da audição” foi, segundo o Prof. Doutor Nuno Trigueiros, o grande objetivo do encontro “Ouvir com Arte” organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), que decorreu no passado dia 3 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, e que assinalou o Dia Mundial da Audição. Contando com a moderação de Júlio Isidro, o painel do evento recebeu o bastonário da Ordem dos Médicos, especialistas em Otorrinolaringologia e audiologistas, bem com público em geral e doentes. Veja as declarações em vídeo do presidente da APO.

 

Em entrevista ao My Otorrino, o Prof. Doutor Nuno Trigueiros salienta que a audição é “um sentido relativamente desprezado pela população, apesar de ser o nosso mais importante sentido social”. Nesse sentido, a preservação da audição é fundamental “para manter uma vida social ativa e participativa” de qualquer ser humano, pelo que deve ser tratada “de forma conveniente”.

No decorrer da sua prática clínica, o presidente da APO conclui que, atualmente, “as pessoas abusam da audição, lesam os ouvidos através de instrumentos de lazer, de ruido profissional e da própria poluição das cidades”, sendo que os doentes chegam aos profissionais de saúde, muitas vezes, tarde de mais ou com um estado de surdez já avançado.

O especialista salienta ainda a importância da reabilitação precoce da audição, pelos seus resultados favoráveis nos doentes. “Se os doentes esperam demasiado tempo para a reabilitação, esta será muito mais difícil e, muitas vezes, insuficiente”, explica o médico.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019