Novartis junta-se à luta contra o covid-19 através de fundo global para comunidades afetadas
23/03/2020 14:58:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novartis junta-se à luta contra o covid-19 através de fundo global para comunidades afetadas

A Novartis anunciou um vasto conjunto de medidas para apoiar a resposta global à pandemia de covid-19, que incluem a criação de um fundo global para apoiar as comunidades afetadas, assim como a sua integração em iniciativas de investigação e desenvolvimento.

 

“Estamos a lidar com uma crise de saúde pública extraordinária e sem precedentes, que exige um enorme envolvimento e colaboração entre os governos, a sociedade e as empresas. Enquanto empresa farmacêutica presente em mais de 140 países, estamos a disponibilizar um apoio financeiro adicional às comunidades mais afetadas ou a programas nacionais que ajudem a dar resposta a necessidades urgentes de saúde pública decorrentes da pandemia de covid-19. Reconhecendo o poder de trabalharmos em equipa enquanto indústria, disponibilizamos o talento e a capacidade das nossas equipas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), integrando duas importantes iniciativas colaborativas”, esclarece o Dr. Vas Narasimhan, CEO da Novartis.

O Novartis Covid-19 Response Fund irá disponibilizar 20 milhões de dólares em apoios a iniciativas de saúde pública para ajudar as comunidades a enfrentar os desafios colocados pela pandemia. A empresa instituiu um processo célere de revisão global que irá permitir a rápida aprovação e disponibilização de apoios individuais até 1 milhão de dólares. O fundo está aberto para receber pedidos de apoio, que serão concedidos pelas filiais da Novartis nos diferentes países.

O fundo pretende apoiar iniciativas focadas no reforço de infraestruturas de saúde locais e nacionais, incluindo o financiamento de mais recursos humanos, medicamentos e equipamentos médicos, na criação de plataformas digitais para a recolha de dados relacionados com o covid-19, prestação de assistência médica remota e disseminação eficaz de informação relevante sobre saúde pública, bem como o reforço de programas de saúde comunitária específicos para dar resposta à pandemia.

A Novartis juntou-se ainda a novos esforços de investigação colaborativa, como a Covid-19 Therapeutics Accelerator, coordenado pela Fundação Bill & Melinda Gates, Wellcome e Mastercard, assim como a uma parceria direcionada ao covid-19 organizada pela Innovative Medicines Initiative. Ambas são colaborações intersectoriais que juntam várias companhias farmacêuticas e instituições académicas especializadas em programas coordenados de investigação, com o objetivo de desenvolver moléculas mais promissoras rapidamente, sem barreiras organizacionais.

Em resposta a um pedido urgente de investigação e desenvolvimento para o coronavírus, emitido pela European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA), a Novartis está a colaborar através da disponibilização de vários compostos considerados adequados para testes antivirais in vitro. Além disso, a empresa está a avaliar os produtos existentes para verificar se algum deles pode ser utilizado, além das indicações aprovadas, contra a pandemia.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019