Precauções para doentes oncológicos durante a pandemia é o foco do webinar da APLL
13/04/2020 14:59:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Precauções para doentes oncológicos durante a pandemia é o foco do webinar da APLL

No contexto atual de emergência global de Saúde, os doentes hemato-oncológicos têm um novo desafio a enfrentar: viver com uma doença oncológica durante a pandemia de COVID-19. Nesse sentido, a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) promove amanhã, dia 14 de abril, pelas 18h00, um webinar subordinado ao tema “Medidas de precaução para doentes com patologias hemato-oncológicas”. O evento, realizado em ambiente virtual, terá lugar na página de Facebook da entidade.

 

Que precauções ter? O que está a ser feito para manter os padrões de tratamento dos doentes durante esta fase de pandemia e minimizar os riscos de contágio? Há nos hospitais circuitos dedicados para doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus como foi determinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS)? Os testes para COVID-19 estão a ser realizados a todos os doentes oncológicos antes de cada ciclo de tratamento? Estas e outras questões serão respondidas durante a sessão.

“Há pouca informação para os doentes oncológicos e os doentes sentem-se perdidos. Não têm indicação de quando é que as consultas, que estão a ser adiadas, se vão realizar, dado que não são remarcadas de imediato e isto deixa os doentes inseguros. Com todas as inconsistências que surgem nesta altura é importante falar com essas pessoas, explicar que precauções devem ter para se protegerem”, refere a Prof.ª Dr.ª Isabel Barbosa, presidente da APLL.

A responsável acrescenta que, como seus associados “são doentes hemato-oncológicos, muitos deles imunossuprimidos, e familiares, o que obriga a um cuidado redobrado nesta fase de pandemia de COVID-19, é essencial oferecermos momentos que, de alguma forma, os apoiem a atingir um patamar de ‘normalidade’ na sua vida pessoal, profissional e familiar”, conclui.

O webinar, que oferecerá também algum tempo de discussão, será moderado pela Prof.ª Dr.ª Isabel Barbosa, presidente da APLL, contando com a participação do Dr. Sérgio Chacim (IPO Porto), e dos Profs. Doutores Herlander Marques (Hospital de Braga, APLL), e João Forjaz Lacerda (CHLN, F. Medicina Lisboa, IMM), bem como de dois doentes que irão partilhar a sua experiência.

Saiba mais aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019