Ceftolozano/tazobactam pode ser usado no tratamento da pneumonia hospitalar
23/04/2020 15:43:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Ceftolozano/tazobactam pode ser usado no tratamento da pneumonia hospitalar

A Merck Sharp & Dohme anunciou que o antibiótico à base de ceftolozano/tazobactam, inicialmente indicado para o tratamento em adultos de infeções intra-abdominais complicadas, pielonefrite aguda e infeções complicadas das vias urinárias, se encontra também indicado para o tratamento de pneumonia adquirida no hospital (PAH), incluindo pneumonia associada ao ventilador (PAV).

 

O regime posológico intravenoso recomendado para doentes com depuração de creatinina >50 ml/min, depende do tipo de infeção.

No caso de infeção intra-abdominal complicada, a dose recomendada é de 1 g ceftolozano/0,5 g tazobactam a cada oito horas, com uma hora de perfusão, durante quatro a 14 dias. Deve ser utilizado em associação com metronidazol quando se suspeite de agentes patogénicos anaeróbios.

Já numa infeção complicada das vias urinárias ou pielonefrite aguda, a dose recomendada é de 1 g ceftolozano/0,5 g tazobactam a cada oito horas, com uma hora de perfusão, durante sete dias.

Por sua vez, para pneumonia adquirida no hospital, incluindo pneumonia associada ao ventilador, a dose administrada deve ser de 2 g ceftolozano /1 g tazobactam a cada oito horas, com uma hora de perfusão, durante oito a 14 dias. Neste caso, deve ser utilizado em associação com um agente antibacteriano ativo contra agentes patogénicos Gram-positivo, quando confirmado ou se suspeite que estes estão a contribuir para o processo infecioso.

Em doentes com compromisso renal ou outras populações especiais, deve consultar o resumo das características do medicamento.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019