“Obesity Talks”: Novo Nordisk introduz a obesidade numa perspetiva de 360º
05/05/2020 15:56:49
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“Obesity Talks”: Novo Nordisk introduz a obesidade numa perspetiva de 360º

O ciclo de webinars “Obesity Talks”, organizado pela farmacêutica Novo Nordisk, introduz a obesidade e o seu tratamento numa abordagem em 360º. Estas talks, dedicadas a profissionais de saúde, terão lugar nos dias 12 de maio, 2 de junho e 30 de junho, às 21h30, através da plataforma Dr. Share, colocando a pessoa com obesidade no centro da discussão.  

 

“Cerca de 60% dos portugueses têm obesidade ou vivem em risco de desenvolverem essa condição, segundo indicou um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Entre 2020 e 2050, espera-se que o excesso de peso e as doenças associadas reduzam a esperança média de vida nos países da OCDE e da União Europeia em cerca de três anos, como destaca um relatório recente da OCDE. Em Portugal, estima-se uma redução de 2,2 anos nesse período. Estes dados provam que é cada vez mais urgente tratar a obesidade o mais efetiva e precocemente possível”, sublinha a Dr.ª Anja Salehar, diretora-geral da Novo Nordisk Portugal.

A responsável adianta que o ciclo de webinars teve origem “neste sentido de urgência”, colocando profissionais experientes no tratamento da obesidade à conversa com médicos das mais variadas áreas, “para que tenham maior conhecimento sobre esta doença crónica, complexa e multifatorial e estejam mais aptos para o seu tratamento”.

“Tratamento com peso e medidas” é o mote da iniciativa, que pretende fomentar a discussão sobre a obesidade entre os profissionais de saúde. Para isso, será proposta uma da análise da doença, fatores e comorbilidades associadas, guidelines e abordagens terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas, centrada na discussão de casos clínicos.

A primeira talk, centrada no tema “Cuidar da pessoa com obesidade”, terá lugar no dia 12 de maio. Dirigida pela Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), a conversa virtual incidirá sobre as abordagens terapêuticas não farmacológicas, bem como num debate sobre a obesidade enquanto doença ou condição física, através da apresentação de um caso clínico. A importância do diálogo com a pessoa com obesidade e a definição de metas ponderais adequadas é também um dos temas que estará em destaque neste webinar.

“Tratar a pessoa com obesidade” será o tema da segunda talk, da responsabilidade da Dr.ª Selma Souto, secretária-geral da SPEO. No dia 2 de junho, a endocrinologista irá apresentar um caso clínico que permitirá discutir as guidelines para tratar a pessoa com obesidade e como as aplicar. Também neste webinar, a especialista irá explorar as diferentes opções de tratamento farmacológico, com foco na perda de peso e sua manutenção a longo prazo, mas também o tratamento cirúrgico existente.

A 30 de junho, a terceira talk sobre obesidade, dirigida pela Prof.ª Doutora Rosa Maria Príncipe, diretora do Serviço de Endocrinologia na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, pretende promover a discussão da obesidade para além do peso. Neste webinar, serão abordadas as comorbilidades associadas à obesidade, como é o caso da pré-diabetes/diabetes tipo 2, da síndrome da apneia obstrutiva do sono e do risco acrescido de doenças cardiovasculares, através da análise de casos clínicos.

A participação nas “Obesity Talks” é livre e gratuita para todos os profissionais de saúde, mediante inscrição prévia na plataforma Dr. Share. Os profissionais de saúde inscritos terão acesso a um conjunto de materiais científicos relacionados com o controlo da obesidade e, após participação nas três webinars, têm ainda a possibilidade de realizarem uma avaliação final, com emissão de certificado.  

 

Programa Obesity Talks 86a7b


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019