Nutrição Clínica na gestão da COVID-19: webinar responde ao desafio
11/05/2020 14:36:14
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Nutrição Clínica na gestão da COVID-19: webinar responde ao desafio

A malnutrição por carência é um problema major, que diz respeito a todas as especialidades médicas, e que tem passado quase despercebido aos olhos dos responsáveis de saúde e junto da opinião pública. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), com o apoio da Fresenius Kabi, organiza o webinar “Nutrição Clínica na Gestão da COVID-19: da fase crítica à recuperação”, no próximo dia 15 de maio, às 18h00. Aceda aqui à sessão. 

 

Tendo como o objetivo discutir o papel da Nutrição Clínica na gestão da COVID-19, três especialistas analisam a malnutrição desde a "fase crítica à recuperação", uma vez que é um problema diretamente associado ao prolongamento do período de internamento, ao comprometimento da eficácia de algumas terapêuticas farmacológicas e ao aumento da taxa de reinternamentos, complicações e mortalidade.

O webinar conta com a moderação do Dr. Aníbal Marinho, presidente da APNEP, com as apresentações do Prof. Doutor Paulo Martins, médico intensivista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e do Dr. Ricardo Marinho, internista no Hospital de Santo António (CHUP), incluindo ainda o testemunho de um doente com COVID-19.

A sessão que será palco de partilha da experiência clínica dos intervenientes, do testemunho na primeira pessoa de um doente com COVID-19, coloca os desafios nutricionais inerentes a esta nova patologia, à medida que se vai criando evidência baseada nas práticas clínicas atuais.

No atual contexto, de acordo com estes especialistas, torna-se fundamental assegurar que o impacto da malnutrição nestes doentes é avaliado e que as terapêuticas nutricionais adequadas são implementadas e, por isso, os médicos intervenientes na sessão irão responder às seguintes perguntas: "Quais os desafios nutricionais específicos do doente COVID-19?", "Como é que os profissionais de saúde estão a lidar com estes desafios?", "Como podemos garantir a melhoria do estado nutricional nestes doentes em meio hospitalar e no seu domicílio?" e "Quais os benefícios que a nutrição clínica aporta?".

Assista aqui ao webinar. 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019