Investigadores criam sistema que permite evitar rutura de stocks em hospitais e farmácias
21/05/2020 11:51:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Investigadores criam sistema que permite evitar rutura de stocks em hospitais e farmácias

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram um sistema de “gestão inteligente” que permite evitar a rutura de stocks em hospitais e farmácias.

 

O Prof. Doutor Mário Amorim Lopes, investigador responsável pelo projeto, explicou que o sistema, intitulado ‘KnowLogis – Expertise in Healthcare Logistics’, surgiu com o propósito de auxiliar a “logística e gestão de inventário hospitalar”.

“Em alguns hospitais estamos a falar de milhões de euros em compras e, se for possível, melhorar esta gestão de inventário significa que, por um lado, é possível poupar dinheiro e, por outro, garantir que os medicamentos estão no sítio certo à hora certa para serem administrados no paciente e que não há adiamentos de cirurgias porque falhou um ‘kit’ cirúrgico”, exemplificou.

O sistema de gestão inteligente desenvolvido para dar resposta à gestão de inventário de produtos farmacêuticos e consumíveis clínicos está implementado, desde fevereiro, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Leia a notícia completa na página da News Farma dedicada em exclusivo à COVID-19, aqui.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019