Trabalho sobre qualidade de vida em Oncologia é o vencedor da Bolsa de Investigação Margarida Damasceno
Trabalho sobre qualidade de vida em Oncologia é o vencedor da Bolsa de Investigação Margarida Damasceno

Foi revelado o trabalho vencedor da Bolsa de Investigação Margarida Damasceno, uma homenagem que contribui para fazer perdurar a memória da médica oncologista que faleceu o ano passado. Além disso, foi ainda anunciada a constituição do júri do prémio, incluindo nomes como o Prof. Doutor José Luís Fougo e as Drs.ª Sandra Bento e Joana Augusto, membros da comissão organizadora dos Encontros da Primavera 2020.

 

A estes especialistas juntam-se o Prof. Doutor António Araújo e a Dr.ª Sandra Custódio, responsáveis pela tarefa de galardoar o melhor trabalho de investigação na área oncológica com um valor de 7.500 euros.

“Resultados reportados pelo doente na avaliação da qualidade de vida em Oncologia – Projeto piloto” foi o trabalho distinguido pelo prémio, da autoria da Dr.ª Leonor Matos, interna de Oncologia Médica no Serviço de Oncologia Médica do Hospital São Francisco De Xavier, em Lisboa.

“A força motriz deste trabalho é verdadeiramente o doente e concretamente a qualidade de vida. Sabemos que qualidade de vida é, de facto, um conceito multidimensional, que inclui perspetivas objetivas e subjetivas de cada domínio, e é cada vez mais um objetivo, um outcome utilizado nos ensaios clínicos em Oncologia e uma importante meta de intervenção clínica atualmente, a par do controlo tumoral e da sobrevivência”, explicou a investigadora.

Saiba mais aqui.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019