Farmacêutica Santen celebra 130 anos, cinco cumpridos em Portugal
17/07/2020 16:55:18
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Farmacêutica Santen celebra 130 anos, cinco cumpridos em Portugal

A Santen, farmacêutica líder em Oftalmologia no Japão, foi criada há 130 anos e completa agora o seu quinto aniversário em Portugal. Desde a sua origem, em 1890, a empresa proporciona tratamentos médicos e cirúrgicos, que já beneficiaram mais de 30 milhões de pessoas em 60 países de todo o mundo.

A farmacêutica Santen, cujo nome significa “explorar para contribuir”, tornou-se uma empresa pioneira na produção de medicamentos sem conservantes, desde 2008, e no desenvolvimento de dispositivos médicos para o tratamento de problemas oftalmológicos, incorporando a criação e colocação no mercado de um dispositivo cirúrgico inovador que permite lidar com a doença através de uma cirurgia minimamente invasiva.

As suas atividades centram-se sobretudo nos distúrbios da superfície ocular, incluindo as doenças do olho seco, glaucoma – em que é líder em inovação neste tratamento −, distúrbios da retina e algumas doenças oculares raras.

“A eliminação de conservantes permite-nos reduzir a agressividade dos tratamentos crónicos. Esse sempre foi um marco da identidade da Santen. Agora estamos a tentar desenvolver alternativas para o tratamento do glaucoma: a recente introdução do nosso dispositivo coloca-nos novamente na vanguarda, desta feita numa abordagem cirúrgica minimamente invasiva daquela condição”, afirma o Dr. Víctor González Monje, diretor-geral da Santen para Espanha e Portugal.

No tratamento da doença do olho seco, a Santen apresenta também produtos e tecnologias inovadoras, em que se destaca uma nanoemulsão de carga positiva que permanece na superfície ocular por mais tempo devido à atração eletrostática. Em 2018, a empresa destacou-se ainda com o lançamento na Europa de um medicamento órfão para o tratamento da ceratoconjuntivite vernal grave, aplicando a mesma tecnologia. Este tratamento está atualmente em avaliação pelas autoridades de saúde para o seu futuro lançamento no mercado português e espanhol.

Atualmente, a Santen ocupa a segunda posição no mercado de Oftalmologia em Portugal e a quarta posição em Espanha. O Dr. Víctor González Monje afirma que o sucesso da empresa “reside numa equipa altamente comprometida, aliada à visão corporativa da empresa, que passa por explorar e investigar, no sentido de contribuir para o bem-estar dos pacientes”.

Olhando para o crescimento e internacionalização da farmacêutica, o Dr. Víctor Gonzãlez Monje salienta que “nestes cinco anos, realizámos 10 lançamentos − seis em Espanha e quatro em Portugal, que acrescentam valor ao nosso portefólio, permitindo que mais de 180 mil pacientes sejam tratados mensalmente com os nossos produtos para doenças oftalmológicas na região da Península Ibérica”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019