“Antibióticos - como decidir em 2020?” é o mote de webinar que visa debater “do diagnóstico à terapêutica”
20/07/2020 18:07:40
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“Antibióticos - como decidir em 2020?” é o mote de webinar que visa debater “do diagnóstico à terapêutica”

Adotar e fomentar o uso racional dos antibióticos tem sido uma prioridade e um desafio constante, atendendo ao impacto da resistência aos antimicrobianos (RAM), nomeadamente no que diz respeito à mortalidade associada, custos diretos e prolongamento dos internamentos. Para tratar importantes questões sobre como se está a decidir antibióticos na atualidade, um painel de especialistas irá juntar-se numa sessão virtual dirigida a profissionais de saúde, com o apoio da Biomérieux, no dia 23 de julho, às 21h00.

A tomada de decisões terapêuticas a mais direcionada e ajustada possível continua a ser um dos grandes desafios nos dias de hoje. A informação proveniente do laboratório e um diagnóstico atempado são fatores chave no momento da decisão, considerando a possibilidade de recurso a tecnologias cada vez mais rápidas de diagnóstico de microbiologia, levantando-se questões quanto à forma como estão a geridos os antibióticos, do diagnóstico à terapêutica.

Para tratar esta questão, um painel de cinco palestrantes, sob a moderação atenta do Prof. Doutor José Artur Paiva, diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João, vai juntar-se numa sessão virtual, com o apoio da Biomérieux, que irá debruçar-se sobre questões como “o que é necessário da parte do laboratório para se evitar a sobreutilização de antibióticos, nomeadamente no caso das infeções respiratórias?”, “como avaliar a resposta à terapêutica antibiótica?”, “qual o papel dos antibióticos reserva para o tratamento das pneumonias?”, ou “com a pandemia, verifica-se alteração na atuação, nomeadamente nos casos mais graves?

O painel de palestrantes será composto pelo Dr. Carlos Palos, especialista em Medicina Interna e coordenador da Comissão de Controlo de Infeção do Hospital Beatriz Ângelo e do Grupo Luz Saúde, Dr.ª Dulce Pascoalinho, especialista em Medicina Intensiva no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Litoral Alentejano/ULSLA, Prof. Doutor Filipes Froes, pneumologista e coordenador da Unidade de Cuidados Intensivo Médico-Cirúrgicos do Hospital Pulido Valente, Dr. João Gonçalves Pereira, diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Vila Franca de Xira, e Dr. Paulo Mergulhão, especialista em Medicina Intensiva no Hospital Lusíadas Porto.

Assista à sessão, no dia 23 de julho, às 21h00, aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019