ScanBalt quer criar um espaço comum de dados de saúde
03/09/2020 17:25:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
ScanBalt quer criar um espaço comum de dados de saúde

A conferência ScanBalt, que vai ter início no dia 4 de setembro, reúne mais de 30 clusters da saúde a nível europeu e que têm como objetivo dar os primeiros passos para a criação de um Espaço Europeu de Dados de Saúde através da elaboração de uma Declaração Conjunta que contemple as medidas necessárias à sua implementação.

A crise da COVID-19 veio aumentar a consciência de que é necessário o intercâmbio de dados para melhores práticas de intervenção. Para que isso aconteça, é importante reunir soluções digitais inovadoras, como por exemplo, a utilizações de aplicações que façam um diagnóstico precoce.

“A COVID 19 mostrou que já existe um espaço europeu de saúde sob a forma de projetos individuais. Agora é importante haver um regulamento europeu, comum a todos os países. Não há dúvida que a digitalização melhora a resposta dos serviços de saúde, no entanto é necessário criar condições para manter os sistemas financeiramente sustentáveis e providenciar um novo impulso na digitalização da saúde, o qual precisamos agora e precisaremos também depois da atual pandemia”, salienta o Chairman do ScanBalt, Dr. Jaanus Pikani.

O evento integra o programa da presidência alemã da União Europeia e reúne os maiores especialistas em dados de saúde de diferentes instituições europeia. Portugal vai marcar a sua presença através do Health Cluster Portugal.

“Integrar este evento e dar os primeiros passos deste espaço comum da saúde na Europa é determinante pois só assim poderá haver uma resposta eficaz aos desafios da COVID-19, em particular, e da Saúde, de uma forma geral”, afirma o Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, Dr. Joaquim Cunha.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019