Bastonário da OMD participa no movimento "Vacina para Todos"
28/09/2020 17:25:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Bastonário da OMD participa no movimento "Vacina para Todos"

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Prof. Doutor Miguel Pavão, é uma das personalidades, nacionais e internacionais, que participa na campanha de promoção do movimento "Vacina para Todos".

Este movimento internacional foi dinamizado pelo Prémio Nobel da Paz Muhammad Yunus na defesa do acesso justo e universal à vacina que venha a ser encontrada para a prevenção do COVID-19.

“É nossa responsabilidade coletiva exigir a todos os envolvidos neste processo uma conduta assente nos valores mais primordiais da humanidade: igualdade e equidade. A COVID-19 afeta toda a humanidade – é essencial que as vacinas COVID-19 sejam consideradas um bem comum global, livres de qualquer direito de patente e de acesso universal, justo e sem discriminação”, salienta o bastonário da OMD no vídeo que gravou para o movimento.

“A todos os médicos dentistas para que se juntem a esta causa. Porque ninguém pode ficar com a vida em suspenso”, acrescenta o Prof. Doutor Miguel Pavão.

Em Portugal, o movimento “Vacina para Todos” é lançado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), através do projeto Academia de Líderes Ubuntu.

O movimento defende um modelo de negociação com as empresas fornecedoras da vacina, para que possam ser ressarcidas, de uma forma justa, dos seus investimentos no desenvolvimento da vacina, e que esta se torne livre de patente exclusiva e possa ser produzida em todo o mundo, de uma forma rápida e segura, permitindo o acesso dos mais pobres a este bem para a saúde pública.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019