Dia Mundial do Coração: INEM encaminhou 429 doentes com EAM para a Via Verde Coronária
29/09/2020 15:55:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dia Mundial do Coração: INEM encaminhou 429 doentes com EAM para a Via Verde Coronária

Entre janeiro e agosto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para tratamento hospitalar 429 casos de enfarte agudo do miocárdio.

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Coração, o INEM recorda a importância de se reconhecer os sintomas desta patologia e sublinha que ligar para o Número Europeu de Emergência (112) e transmitir as informações de forma clara é o procedimento mais adequado para o correto encaminhamento destes doentes através da Via Verde Coronária (VVC).

Os dados estatísticos revelam que 73% dos casos decorreram menos de duas horas entre a identificação dos sintomas e o encaminhamento da vítima através VVC. Em 21,9% dos casos o contacto através do 112 foi efetuado entre as duas e as doze horas de evolução da sintomatologia e os restantes 4,9% dizem respeito a situações com mais de doze horas de evolução.

Os números indicam ainda que é na população de género masculino que se verifica uma maior incidência desta doença súbita, com 340 casos registados. Os distritos onde se verificou a maior incidência de doentes foram Lisboa, Porto e Faro, com 101, 77 e 49 casos, respetivamente.

A realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019