Programa Nacional de Vacinação com vacinas da meningite B para todos as crianças e do HPV para rapazes

01/10/20
Programa Nacional de Vacinação com vacinas da meningite B para todos as crianças e do HPV para rapazes

A partir de hoje, dia 1 de outubro, o novo Programa Nacional de Vacinação passa a incluir a vacina meningocócica B (MEN B) para todas as crianças, administrada no primeiro ano de vida, e a vacina do Vírus do Papiloma Humano (HPV) para todos os rapazes, aos dez anos.

A vacina contra o rotavírus para grupos de risco, principal causador de gastrenterites em crianças, passa igualmente a integrar o Programa Nacional de Vacinação, mas será aplicada apenas para grupos de risco, a partir do mês de dezembro de 2020.

No caso da meningite B, que era até agora apenas administrada a grupos de risco, vai ser alargada a todas as crianças e aplicada em três doses: aos dois, quatro e 12 meses de idade. A Direção-Geral da Saúde refere que todas as crianças nascidas em 2019 poderão ser vacinadas de forma gratuita, já que serão "repescadas", podendo o esquema vacinal ser iniciado quando a vacina passar a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação, ou completado, caso a criança já tenha iniciado a imunização.

Partilhar

Publicações