Acompanhe hoje o webinar "CDT’s side by side: Uma nova forma de interagir em equipas multidisciplinares"
21/10/2020 10:53:50
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Acompanhe hoje o webinar "CDT’s side by side: Uma nova forma de interagir em equipas multidisciplinares"

O lugar que as plataformas digitais podem ocupar na comunicação entre profissionais de saúde, na área da Oncologia, estará em destaque no webinar “CDT’s side by side: Uma nova forma de interagir em equipas multidisciplinares”. Agendado para esta quarta-feira, dia 21 de outubro, às 19h00, insere-se no projeto Inside Now, da News Farma e conta com o patrocínio da AstraZeneca.

O jornalista João Moleira dará “a palavra” a nove especialistas, iniciando o debate que será moderado pelo diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Prof. Doutor António Araújo, e que conta ainda com um espaço formativo.

“Vivemos tempos extraordinários, em que, por causa da pandemia, o contacto e a relação humana foram passados para segundo plano, para proteger os intervenientes. Portanto, nos hospitais, tivemos de nos adaptar a esta nova realidade e isso passou por começarmos a promover consultas de grupos multidisciplinares completamente digitais”, contextualiza o moderador.

Embora defenda que não substituem as reuniões presenciais, considera que as ferramentas digitais permitem “alargar a possibilidade de comunicação entre as pessoas” e está convicto que vêm para ficar.

Esta conversa virtual conta, assim, com a presença do radiologista de intervenção no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia Dr. Tiago Pereira, que se propõe a responder à questão “Qual a necessidade de se recorrer a novas ferramentas de comunicação?”, e do vogal executivo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Engenheiro Domingos Pereira, que abordará as potencialidades desta plataforma da Microsoft no cenário atual.

Para falar sobre a implementação desta ferramenta informática, vai juntar-se a esta conversa o administrador de Sistemas do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, Hélder Seabra.

No âmbito das potencialidades da Teams será apresentado um caso clínico fictício relacionado com o Cancro do Pulmão, que conta, além do Dr. Tiago Pereira, com o pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João Prof. Doutor Hélder Novais e Bastos, o cirurgião torácico no Hospital de Santa Marta Dr. Paulo Calvinho e o coordenador da Unidade de Radioterapia – Lusíadas e membro da Unidade de Pulmão na CLISA, Dr. Pedro Chinita.

Em foco estará ainda a articulação dos hospitais com os Cuidados de Saúde Primários, que será abordada pela diretora do Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, Dr.ª Lourdes Barradas, e pela médica de família e coordenadora na USF Coimbra Centro, Prof.ª Doutora Inês Rosendo.

Acompanhe o webinar aqui

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019