Os doentes cardiovasculares têm de voltar aos hospitais
10/11/2020 15:39:59
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Os doentes cardiovasculares têm de voltar aos hospitais

“Políticas de saúde e o risco dos nossos doentes” foi o mote subjacente ao webinar “Doença Cardiovascular: O que ficou para trás", promovido KRKA, a 27 de outubro. Nesta mesa redonda esteve em discussão a necessidade de identificar melhor as patologias e os fatores de risco da doença cardiovascular, bem como o seu controlo terapêutico. Reveja o webinar aqui. A segunda parte deste evento já tem data marcada para o dia 18 de novembro.

 

O Dr. Almeida Nunes, especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas Lisboa, foi o moderador da sessão, da qual fizeram parte, na qualidade de palestrantes, o Dr. Carlos Rabaçal, cardiologista do Hospital de Vila Franca de Xira, o Dr. Bernardo Mira, especialista em Medicina Geral e Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central do Médio Tejo, e o Health Design Thinker José Ribeiro.

Introduzindo o tema do webinar, o Dr. Almeida Nunes partilhou alguns dados, nomeadamente os que indicam que em Portugal morreram, “entre março e setembro deste ano, quase 65 mil pessoas, aproximadamente mais de 6.800 do que no mesmo período do ano passado”. O especialista frisou que estes números não deveriam ser explicados com a pandemia, uma vez que, destas mortes, “cerca de 25% foram estimadas por serem doenças oncológicas, 29% por doenças do sistema circulatório, 4% endócrinas e dos restantes 42% sabe-se que apenas 1,5% foi da responsabilidade da COVID-19”. A conclusão a que chegou, com a apresentação destes números, foi de que, neste ano, se registaram, efetivamente, mais mortes, sendo que a maioria se deve a doenças cardiovasculares., embora a “concorrência oncológica seja grande”.

Consulte o resumo do webinar na totalidade aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019