Organizada pela EuroTest, a campanha marca novamente o compasso de uma iniciativa conjunta que reúne diferentes parceiros da área da saúde pública europeia e une esforços desde 2013, com o objetivo de promover o rastreio atempado e literacia em saúde, de modo a alcançar os objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a epidemia do VIH possa ser eliminada, enquanto problema grave de saúde pública, até 2030.
Apesar dos efeitos da COVID-19 em todas as camadas da sociedade, a entidade salienta que “as populações em maior risco para a infeção pelo VIH, hepatites virais, tuberculose e infeções sexualmente transmissíveis, nomeadamente os homens que têm sexo com homens, pessoas migrantes, pessoas que fazem trabalho sexual, pessoas trans e pessoas que usam drogas, dado um conjunto de fatores sociais e económicos, permanecem particularmente vulneráveis”, devido ao “encerramento, suspensão ou redução de serviços direcionados a estes grupos”, que limitou o acesso à prevenção, rastreio e ligação aos cuidados de saúde.
Ainda assim, diversas organizações da sociedade civil “permanecem ativas na oferta de serviços que incluem o rastreio a infeções sexualmente transmissíveis, consultas médicas e de enfermagem presenciais ou por telemedicina, referenciação e ligação a cuidados de saúde, distribuição de preservativos e gel lubrificante, materiais para consumo mais seguro e programas de substituição opiácea”, de forma a continuarem a responder às necessidades destas populações.
Em Portugal, as organizações membro da Rede de Rastreio Comunitária e associações que se juntam à iniciativa destacam a importância da manutenção destes serviços e a remoção de qualquer barreira no acesso a cuidados de saúde.
Também nesta data, e consequência do trabalho que o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) desenvolve com a Coalition Plus há 11 anos, está a ser organizada a primeira edição da Semana Internacional do Teste em todos os membros parceiros da Coalition Plus, de 23 a 27 de novembro. Através da Rede Lusófona, o GAT está a promover o aumento da cobertura e a reforçar a importância da disponibilização para todos do rastreio em contexto comunitário.