APAH reforça importância da telessaúde
23/11/2020 14:51:45
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APAH reforça importância da telessaúde

É já amanhã, dia 24 de novembro, que a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) apresenta uma formação para dotar profissionais de saúde e utentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias para que possam recorrer mais e melhor à telessaúde, uma funcionalidade que, de acordo com a associação, ainda não está a ser suficientemente utilizada nas unidades de saúde de todo o país.

 

“O contexto pandémico exigiu a aquisição rápida de conhecimento e obrigou à aceleração da utilização da tecnologia na prática clínica e o que sentimos é que poderá ainda haver uma lacuna neste sentido e que nem todos os profissionais de saúde, e mesmo os próprios utentes, sabem como funcionam estas ferramentas e de que forma as podem rentabilizar no exercício das suas funções”, esclarece o Dr. Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

Esta nova formação vai ser composta por seis cursos dedicados às seguintes temáticas: conceitos fundamentais em telessaúde; como envolver os profissionais, os utentes e a comunidade, como planear e implementar a telemonitorização; como planear e implementar a teleconsulta; como planear e implementar a telereabilitação e promover a integração de cuidados; e inovação e novas oportunidades.

“Com estes cursos queremos que todos os profissionais de saúde que prestam telessaúde estejam envolvidos com a utilização da tecnologia e que possam beneficiar da mesma na sua prática clínica. Por outro lado, estes cursos não se destinam apenas a profissionais de saúde, mas pretendem igualmente sensibilizar todos os utentes para a possibilidade de beneficiarem destes serviços e explicar-lhes como podem tirar o melhor partido dos mesmos”, conclui o responsável.

Esta formação é gratuita e é promovida pela APAH e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), contando ainda com o apoio da Novartis e da Teladoc Health como parceiro técnico da iniciativa. Os conteúdos destas formações vão estar disponíveis no site da APAH, no âmbito da sua Academia Digital.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019