SPAP Digital 2020: “O tema principal é a COVID-19 e as relações e implicações com as doenças alérgicas”
24/11/2020 16:21:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPAP Digital 2020: “O tema principal é a COVID-19 e as relações e implicações com as doenças alérgicas”

No próximo dia 28 de novembro decorre a reunião virtual da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP Digital 2020), organizada com o objetivo de juntar os profissionais desta especialidade, uma vez que o 9.º Congresso da SPAP, programado para os dias 12 a 14 de novembro 2020, foi adiado para maio do próximo ano. O Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP, afirma que o grande tema em cima da mesa será “a COVID-19 e as implicações com as doenças alérgicas”.

 

O Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP, justifica que foi necessária esta reunião para compensar a falta do congresso e para que não houvesse “um espaço totalmente vazio, para ter um certo contacto com os sócios quanto à sua atualização”. “Nós resolvemos fazer esta reunião que quase é temática visto que o tema principal se relaciona com a COVID-19 e as suas implicações e relações com a doença alérgica”, revela.

Dentro da temática “COVID-19 e as suas implicações com a doença alérgica”, o Dr. Libério Ribeiro explica que dividiram o tema em duas mesas. Uma primeira mesa sobre: “Interrogações na COVID-19, ou seja, fatores que são discutíveis e que estão em controvérsia”; “Alergia e COVID-19” e “COVID-19 e a microbiota”, colocando-se aqui as seguintes questões - “Será que o vírus que vai modificar essa microbiota que depois pode levar a uma resposta imune diferente?” e “Será que doentes com uma microbiota mais debilitada que se encontram com uma disbiose estarão mais sujeitos possivelmente a terem esta situação?”.

Já a segunda mesa “é mais virada para a terapêutica que é o manejo da doença alérgica e a pandemia”. Assim, vai debater os seguintes tópicos: “Quais as implicações da pandemia na doença alérgica”, e “Os problemas que surgiram em relação à utilização de várias terapêuticas”, como nos esclarece o Dr. Libério Ribeiro.

Além destas duas mesas, O Dr. Libério Ribeiro conta que vai ainda decorrer uma conferência sobre “Rinite e asma e quais as repercussões eventuais do uso da máscara” discutindo se esta “será um fator protetor”, e abordando ainda a questão da vacina, “qual será a sua eficácia, quais são os grupos mais eficazes, qual será a duração”.

Depois haverá também espaço para temas não relacionados com a pandemia, sendo um deles “as últimas novidades a nível do diagnóstico das doenças alérgicas”, que vai contar com a presença de uma convidada, a Prof.ª Doutora Magda Sampaio, professora na Universidade de São Paulo, no Brasil, para falar sobre “a imunidade, que é um universo que está cada vez mais em expansão”.

Vão ainda dedicar um simpósio à “parte mais nutricional, mas interrelacionada com a doença alérgica”, com a presença da Prof.ª Doutora Rosan Meyer, professora na Imperial College of London, e outro à importância das propriedades do leite materno “no desenvolvimento da tal microbiota e que são extremamente importantes”, como clarifica o Dr. Libério Ribeiro.

Por fim, o Dr. Libério Ribeiro revela que a reunião vai terminar com “apresentações de casos clínicos” com especialistas vindos de Espanha, sobre “a doença alérgica com diagnóstico ao nível dos alergénios moleculares”.

A reunião virtual da SPAP Digital 2020 vai ter início no dia 28 de novembro pelas 9h20 e decorrerá até às 17h30. Pode inscrever-se até amanhã, dia 25 de novembro, através dos contactos presentes no programa completo do evento.

“Espero contar com a vossa presença, que usufruam e que seja benéfica esta reunião para todos vós”, conclui o Dr. Libério Ribeiro.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019